Bombeiros dão dicas de cuidados com fogos no São João

Bombeiros fazem vistorias em barracas de fogos de artifícios
Foto: Elói Corrêa/GOVBA

Do período que antecede as festas juninas até o final das de São Pedro é tradição, para a maioria dos baianos, fazer o uso de fogos de artifícios. Pensando nos cuidados para evitar acidentes, o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM) resolveu deixar algumas dicas de segurança.

O coordenador de fiscalização do Comando de Atividades Técnicas e Pesquisas do CBM, capitão Leandro Costa, destacou instruções relacionadas aos cuidados com as crianças em contato com fogos de artifício. “A garotada não deve ser incentivada a brincar com os materiais sozinha e os responsáveis devem sempre supervisionar. Os fogos devem ser de baixo poder ofensivo, adequados à idade”, alertou.

Lembrou que os artefatos só devem ser adquiridos em casas comerciais credenciadas, conforme a lei, e com rótulos trazendo orientação de manuseio. “Se forem de fabricação artesanal ou amadora, a aquisição não deve ser feita. Locais que estejam comercializando produtos duvidosos devem ser denunciados à polícia”, salientou.

O coordenador informou também sobre as situações envolvendo balões. “Soltar este tipo de material é crime, previsto no artigo 42 da Lei de Crimes Ambientais. Eles causam incêndio, ameaçam o tráfego aéreo, o meio ambiente e colocam vidas em risco”, ressaltou Leandro.

 

Procedimentos com queimaduras

Em casos de acidentes envolvendo queimaduras, as instruções, segundo o capitão, são: Retirar ou afastar a fonte de calor da vítima, resfriar a área atingida com água corrente – exceto em grandes lesões –, não cobrir com tecidos ou outros materiais o local atingido e acionar o socorro especializado.

“As bolhas pós queimaduras não devem ser rompidas. O uso de pomadas anticépticas, anestésicas ou outras medicações caseiras precisam ser evitadas para não aumentar a possibilidade de contaminação”, disse, acrescentando ainda que é indispensável a supervisão médica.

Fonte: Ascom/ Mariana Andrade

Deixe uma resposta

MySQL query error