Feira de Saúde e Cidadania atende seis mil pessoas em Teixeira de Freitas

Neste sábado (18) pela manhã, Equilieni Pacheco, moradora de Teixeira de Freitas, acordou e foi para a feira. Hábito comum em muitos lugares. Engana-se, no entanto, quem pensa que se trata de uma feira tradicional, com frutas e verduras. Organizada pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) e com ações disponibilizadas pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), a Feira de Saúde e Cidadania montada no município oferece diversos serviços, até domingo (19), para mais de seis mil pessoas da região extremo sul.

A estrutura localizada no bairro Monte Castelo, na Praça Zata, conta com estandes e unidades móveis de diversos órgãos estaduais e disponibiliza ações como orientação sobre a saúde da mulher e métodos contraceptivos; exames preventivos; consultas médicas com urologista; pediatra, ginecologista e clínico geral; aferição de pressão arterial e de glicemia e orientação nutricional. Equilieni, agente comunitária de saúde, foi ao evento para uma consulta com o ginecologista. “É muito mais prático e ainda não preciso enfrentar as filas do SUS”, afirmou.

Ainda na área da Saúde, são realizados exames oftalmológicos em crianças e idosos. Uma vez identificada a necessidade, os pequenos ganham óculos, enquanto os mais experientes passam pelo rastreamento para cirurgia de catarata. Cuidados com a saúde bucal também integram o rol de ações, a exemplo de extração, limpeza, obturação, aplicação de flúor, escovódromo e prótese. O cirurgião dentista Raphael Ramos assegura que o “caminhão, com dez cadeiras e atendimento simultâneo, está equipado com o maquinário presente em qualquer consultório”.

Cidadania

Quem está com pendências no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) ou necessita tirar o documento de identidade tem, na Feira, a oportunidade de resolver o problema sem precisar se deslocar para mais longe. É o caso da estudante Janine Almeida, que veio para fazer a segunda via do RG, segundo ela, “pela proximidade e por ser de graça”.

Também na feira, foram realizadas atividades culturais para adultos e crianças, que ainda tiveram um espaço reservado para a beleza e uma divertida brinquedoteca. “A realização dessas feiras é uma estratégia do Governo do Estado de trazer para o interior o maior número de serviços de saúde e sociais para atender diversos municípios das várias regiões”, esclarece Jassicon Queiroz, superintendente de Atendimento Integral à Saúde da Sesab.

Ainda neste mês de novembro, a Feira passará por Guanambi, nos próximos dias 25 e 26. Já em dezembro, será a vez dos moradores do município de Irecê serem beneficiados com o projeto.


Repórter: Renata Preza

Deixe uma resposta