Governo do Estado entrega Policlínica Regional em Valença

A oitava Policlínica Regional do Governo do Estado foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (29), em Valença, no Baixo Sul baiano. A unidade deve atender mais de 340 mil habitantes de Valença e mais 12 municípios da região. Para a locomoção dos pacientes, estarão à disposição micro-ônibus, com ar-condicionado e wi-fi. Os exames serão marcados pelos postos de saúde, respaldados por cada secretaria municipal das cidades integrantes. Os pacientes serão encaminhados à policlínica regional com dia e horário previamente definidos.

Após visita guiada pela nova unidade, acompanhado de autoridades e imprensa, o governador Rui Costa falou sobre o investimento de R$ 22,6 milhões, utilizado na construção da policlínica e na implantação de aparelhos e equipamentos. “O Governo do Estado está investindo na atenção básica e no funcionamento dessas policlínicas, por acreditar que a melhor política pública de saúde é a prevenção. O objetivo é facilitar o processo e o acesso ao diagnóstico”, explicou o governador.

As policlínicas regionais fazem parte dos Consórcios Públicos de Saúde, formados pelo governo estadual e prefeituras, para levar atendimento especializado e exames de alta complexidade ao interior. Integram este consórcio 13 cidades: Cairu, Camamu, Gandu, Igrapiúna, Itaparica, Ituberá, Nilo Peçanha, Nova Ibiá, Piraí do Norte, Taperoá, Teolândia, Valença e Wenceslau Guimarães. De acordo com o governador, ainda existe a possibilidade de outros municípios aderirem ao consórcio da unidade entregue nesta sexta.

Até o momento, já estão em funcionamento as policlínicas regionais situadas em Teixeira de Freitas, Guanambi, Irecê, Jequié, Feira de Santana, Alagoinhas e Santo Antônio de Jesus. Outras oito policlínicas já tiveram suas obras civis autorizadas, nas seguintes cidades: Barreiras, Itabuna, Jacobina, Juazeiro, Salvador, Vitória da Conquista, Simões Filho e Paulo Afonso.

Mais entregas

Além da policlínica, o Governo do Estado entregou sete ambulâncias para os municípios de Camamu, Mascote, Valença, Nilo Peçanha, Itapitanga, Igrapiúna e Ibirapitanga, além de equipamentos de saúde, como kits odontológicos e de Unidades Básicas de Saúde, entre outros, que beneficiam 21 cidades baianas.

Também foi inaugurado o Centro Integrado de Comunicação (Cicom), da Secretaria de Segurança Pública (SSP), onde foi investido R$ 1.666 milhão. A SSP ainda fez a entrega de quatro viaturas para a 33ª Companhia de Polícia Independente (CIPM), sendo uma caminhonete para o município de Valença e outra para Camamu, além de duas motocicletas para Cairu.

Implantado na sede da 5ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior, localizada no Loteamento Novo Horizonte, o Cicom dispõe de 20 servidores. Além de agilizar o atendimento, a unidade unifica os serviços de emergência (190, Polícia Militar, 197, Polícia Civil e 193, Corpo de Bombeiros Militar) do sistema de segurança pública.
 
O Cicom serve à população de mais outras 21 cidades da região: Ipiaú, Camamu, Gandu, Ibirataia, Ituberá, Venceslau Guimarães, Jitaúna, Presidente Tancredo Neves, Itagibá, Taperoá, Dário Meira, Igrapiúna, Itagi, Teolândia, Piraí do Norte, Cairu, Nilo Peçanha, Itamari, Apuarema, Nova Ibiá e Aiquara.
 
Repórter: Lina Magali

Deixe uma resposta