Setur promove cursos de qualificação para festa em Santo Amaro

Com o objetivo de receber bem o visitante que for a Santo Amaro durante a festa do Bembé do Mercado, realizada de 10 a 14 de maio, a Secretaria do Turismo da Bahia (Setur) segue, no mês de abril, com a oferta cursos de qualificação. Os temas abordados nesta quarta-feira (5), por técnicos da Setur e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), foram ‘Qualidade no Atendimento ao Turista’ e ‘Educação Patrimonial’. 
 
Realizados em dois turnos, para cerca de 60 participantes, os cursos têm como público-alvo o trade turístico, terreiros que compõem o Bembé do Mercado, grupos de capoeira, mantenedores de manifestações culturais (a exemplo de Negro Fugido e Maculelê) e receptivo de espaços culturais. 
 
No período da manhã, o tema ‘Qualidade no Atendimento ao Turista’ mostrou aos participantes, entre outros itens, as práticas de atendimento e comunicação com o visitante. À tarde, o segundo tema apresentou a relação entre turismo e cultura. As aulas foram ministradas na Escola Polivalente. 
 
Iniciada em março, com o objetivo de elevar a qualidade dos serviços turísticos, a programação de cursos oferecidos pela Setur em Santo Amaro segue até 19 de abril. As aulas são ministradas por técnicos da Setur, do Ipac e da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi). Os próximos temas serão ‘Noções Conceituais de Turismo’ (12/04), ‘Etno-desenvolvimento’ (12/04) e ‘Turismo e Cidadania’ (19/04). 
 
Festa 
 
Patrimônio Imaterial da Bahia, o Bembé do Mercado comemora a libertação, em 1888, dos negros escravizados. A festa inclui celebrações do candomblé em plena rua e reafirma a cultura de origem africana, muito forte na Bahia, especialmente no Recôncavo. A manifestação popular reúne apresentações de manifestações culturais, como samba de roda, além de celebrações típicas das religiões de matriz africana.
 
Fonte: Ascom/Setur

Deixe uma resposta