FEBRE AMARELA:Campanha de vacinação começa nesta segunda (19)

A vacinação ocorrerá em 38 unidades de saúde

Começa nesta segunda-feira (19) e segue até o dia 09 de março a Campanha de Vacinação Contra a Febre Amarela em Camaçari. A estimativa da Secretaria da Saúde (Sesau) é de vacinar 114 mil pessoas nesse período. O Dia “D” da campanha acontecerá em 24 de fevereiro. O objetivo é proteger o maior número de pessoas, em localidades com grande contingente populacional.

Durante a campanha, a vacinação ocorrerá em 38 unidades de Saúde da Família e Básica de Saúde (UBS/USF), com uso de dose padrão para crianças entre 9 meses e 2 anos e viajantes internacionais e dose fracionada para os demais grupos populacionais, conforme orientação do Ministério da Saúde. No Dia “D”, serão disponibilizados no município 16 postos de vacinação. Nesta data, será oferecida apenas a vacina contra febre amarela.

Precisam ser vacinadas todas as pessoas com idade superior a nove meses que não tenham feito uso comprovado de dose anterior, excluindo aquelas que possuam contraindicação para o uso da vacina. Não devem tomar a imunização pessoas já vacinadas para a febre amarela, com história de alergia grave a ovo, gestantes, em tratamento com medicamentos imunossupressores, portadores de doenças autoimune, bem como pessoas em tratamento de câncer, e os portadores de HIV/AIDS. Pessoas com doenças do fígado, doenças do sangue ou rins, devem passar por avaliação médica antes para saber se poderão tomar a vacina.
    
O secretário da Saúde, Elias Natan, informa que, “Camaçari não possui surto da febre amarela devido o trabalho de bloqueio do vírus que a Vigilância à Saúde realizou em 2017 em todos os locais onde foram encontrados primatas não humanos mortos. Esse trabalho de bloqueio foi feito com a vacinação de casa em casa, pulverização com o borrifador costal e o carro UBV-fumacê. E durante todo o ano tivemos a vacina disponibilizada em nossos postos de saúde”, concluiu o titular da pasta.

Além da vacinação nos postos de saúde, a Sesau irá mapear todas as empresas transportadoras do município, com prioridade para aquelas que circulem fora do Estado, para a realização de intensificação vacinal de seus funcionários contra a febre amarela. E irá identificar comunidades, especialmente aquelas situadas em áreas rurais, cuja população tenha dificuldade de acesso às salas de vacinas e oportunizar a vacinação.

Confira relação das unidades de saúde que estarão vacinando no Dia “D” da campanha

Sede 
UBS Gleba B
UBS Camaçari de Dentro 
UBS Gravatá 
UBS Gleba E
USF Parafuso
USF Santo Antônio
Boulevard Shopping Camaçari

Costa de Camaçari
UBS Vilas de Abrantes
UBS Arembepe
UBS Monte Gordo
USF Barra do Pojuca
USF Jauá
USF Cajazeiras de Abrantes
USF Caminhos do Mar
Guarajuba Shopping
Praça da Cascalheira em Coqueiro de Monte Gordo

Autor: Ascom/PMC

Deixe uma resposta