Palestra eSocial atraiu mais de 200 pessoas ao auditório da CDL

Mais de 200 contadores e empresários lotaram o auditório da Câmara de Dirigentes e Lojistas de Camaçari (CDL) na manhã da quarta-feira (09). Os presentes participaram da palestra, ministrada pelo contador Sérvio Túlio dos Santos de Moura, sobre o eSocial, programa do Governo Federal através do qual todas as empresas serão obrigadas a realizar suas declarações, principalmente trabalhistas.

A palestra realizada pela CDL com a Associação Comercial e Empresarial de Camaçari (ACEC), contou com a parceria do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescap).

Vice-presidente da ACEC, Jurandi Gonçalves destaca a importância da palestra. “A ACEC e a CDL têm uma preocupação constante em buscar serviços que beneficiem o empresariado de Camaçari. E essa palestra em parceria com o Sescap foi de fundamental importância. Pois, os empresários que não cumprirem o que o eSocial determina terão sérios problemas. Não podemos deixar tudo sob encargo dos nossos contadores. É importante termos conhecimento também”.

Contador com MBA em Contabilidade Pública e Gestão Tributária e em Consultoria Contábil Financeira, Sérvio Túlio fez um grande alerta aos empresários e contadores presentes. “Quem não ficar atento à todas as mudanças ou nuances do eSocial terá sérios problemas com multas e penalizações. Não se assustem se virem muitas empresas quebrando pelo volume de multas que serão aplicadas por descumprimento do que o eSocial pede. Contudo, não há bicho de sete cabeças não. Basta se aprofundar no sistema e vocês verão que ele é um grande aliado da contabilidade da empresa. A ACEC e a CDL estão de parabéns pela iniciativa dessa palestra junto com o Sescap”.

O eSocial tornou-se obrigatório para todas as empresas nacionais com faturamento anual superior a R$ 78 milhões desde janeiro deste ano. Contudo, a partir de 16 de julho, todas as empresas, desde micro a grandes empresas, deverão utilizar o sistema da Receita Federal.

Por:André F. Damasceno

Deixe uma resposta