USF Coqueiro de Monte Gordo é entregue totalmente requalificada

A comunidade de Coqueiro de Monte Gordo, localizada na zona rural do município, comemora a reinauguração da Unidade de Saúde da Família (USF) nesta quarta-feira (26/9). O equipamento público passou por uma completa requalificação na estrutura física, que estava completamente comprometida, e pela reativação de alguns serviços prestados à população, a exemplo de procedimentos como aplicação de vacinas, realização de curativo, atendimento odontológico, dispensa de medicamentos, além de esterilização de materiais.

Ainda estão previstas para a USF de Coqueiro de Monte Gordo a confecção e impressão do cartão SUS e a informatização da unidade para, com isso, realizar marcação de procedimentos, exames e consultas. Todos esses avanços têm por objetivo melhor servir os cerca de sete mil usuários da área de abrangência, além de evitar o deslocamento dessas pessoas e a superlotação dos demais equipamentos de saúde da região.

A intervenção na USF de Coqueiro de Monte Gordo faz parte do programa de requalificação das unidades de saúde do município iniciado no primeiro ano de gestão do prefeito Elinaldo Araújo, quando foram entregues 24 equipamentos de saúde totalmente requalificados. A meta é que outros 21 sejam entregues reformados até o fim deste ano.

Durante a entrega do equipamento, o gestor municipal destacou que a requalificação da unidade integra ainda o fortalecimento das ações de saúde em Monte Gordo, que prevê também a reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS) e do Pronto Atendimento (PA) da região, que fará parte de um dos três grandes Distritos Sanitários pelo qual o território municipal será dividido.

“Estamos dando continuidade à entrega de mais uma unidade com todos os seus serviços ativos, garantindo atendimento digno para essa população. A ação aproxima e amplia a cobertura de saúde no local, para que a comunidade não precise percorrer longas distâncias para ser atendida por especialistas”, destacou o prefeito.

Contando com mais de 11 espaços, divididos entre consultório médico e odontológico, posto de enfermagem, salas de depósito de equipamentos e materiais, vacina, de acolhimento, de expurgo, de curativo e de triagem, farmácia, recepção, arquivo observação infantil, além de banheiros, dentre outros, a USF tem capacidade para realizar cerca de 60 atendimentos diários.

Além de Coqueiro de Monte Gordo, a USF tem uma área de abrangência que atende as comunidades de Guajirus, Cascalheira, ruas do Ouro, Ingazeira e Nova Aliança, Itaipú, Jordão, Cancelas, Lagoa Seca, e Quilômetro 22.

Para o secretário de Saúde, Elias Natan, a população de Coqueiro de Monte Gordo tem motivo para ficar satisfeita. “Estamos testemunhando mais um compromisso da gestão com o município. A entrega de mais essa requalificação mostra o quanto a saúde tem sido priorizada pela administração. Encontramos uma unidade abandonada, com praticamente todos os serviços desativados por falta de condições de trabalho. Agora é vida nova para a comunidade de Monte Gordo”, salientou.

A gerente da USF, a enfermeira Priscila Porto, era só orgulho do trabalho que foi realizado na unidade. “Assumi a função em novembro do ano passado e fiquei assustada com o que encontrei, pois não tínhamos muito a oferecer aos usuários. No entanto, hoje, eu posso dizer, em nome de toda a equipe, que estamos alcançando o sonho de poder trabalhar de forma decente e realizar o acolhimento digno”, ressaltou.

A dona de casa Cristiane das Neves, 36 anos, estava radiante em saber que ela e seus quatro filhos vão poder voltar a contar com todos os serviços que a USF disponibiliza. “Foi muito tempo tendo que me deslocar para a unidade de saúde de São Bento. Agora, com a reforma, voltou a ficar tudo mais perto e completo. Estou muito feliz”, relatou agradecida.

A requalificação da USF foi uma indicação aprovada pela Câmara Municipal e alguns vereadores, representando a casa legislativa municipal, se fizeram presentes para celebrar o momento.  Participaram também outros secretários municipais e representantes do Conselho Municipal de Saúde e da Secretaria de Saúde (Sesau).

Foto: Thiago Canuto

 

Deixe uma resposta

MySQL query error