USF do Ponto Certo é a 15ª unidade requalificada

A Prefeitura de Camaçari chega a sua 15ª unidade de saúde requalificada. Ao final da tarde da sexta-feira (17/11), através da Secretaria da Saúde (sesau), foi entregue a Unidade de Saúde da Família (USF) do Ponto Certo, responsável por cobrir uma área com 22 mil pessoas, oferecendo dentre inúmeros serviços, o de vacinação, verificação de pressão arterial e glicemia, administração de medicamentos, teste do pezinho, acompanhamento pré-natal, atendimentos de enfermagem e consultas médicas e odontológicas.
 
O atendimento aos usuários a partir de agora será feito com mais qualidade e conforto, visto que a USF passou por melhorias significativas como manutenções do telhado e das redes elétrica e hidráulica, além de pintura geral, reparo de rachaduras, tratamento do piso, melhoramentos na área externa, a exemplo do serviço de roçagem, e nova identidade visual, com implantação de placas de identificação de setores. No espaço, foram instalados novos aparelhos de ares-condicionados em algumas salas e postas películas de proteção solar nas janelas.
 
Na unidade atuam três equipes de saúde da família e uma de saúde bucal. Nela, o paciente pode realizar a marcação de exames e consultas. Até dezembro, a prefeitura tem a meta de entregar 22 unidades de saúde completamente requalificadas, um investimento de aproximadamente R$ 2 milhões.
 
O prefeito Antonio Elinaldo, ressaltou a importância de se investir no aperfeiçoamento das estruturas de equipamentos públicos. “Motivar profissionais e oferecer melhores condições de atendimento à população é o nosso objetivo. Queremos um atendimento de excelência, e por isso estamos dando hoje as condições necessárias para que isso ocorra”, concluiu.
 
O secretário da Saúde, Elias Natan, lembra que uma estrutura adequada é uma das formas de se humanizar o serviço. “Com um espaço bonito e limpo, as pessoas se sentem mais acolhidas”, ponderou ao acrescentar que as requalificações representam um grande esforço por parte do governo, que mesmo com cenário de crise e queda de receita, tem se desdobrado para executar as melhorias nas unidades de saúde do município, que por muito tempo foram negligenciadas.
 
No momento, já foram beneficiadas com a ação, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Gleba E, e as USF’s do Ponto Certo, Pé de Areia, Gravatá, Caminho do Mar, Burissatuba, Parafuso, Cachoeirinha, Novo Horizonte, Catú de Abrantes, Phoc III, Verdes Horizontes, Piaçaveira e Parque Verde I, sendo as últimas quatro entregues sem cerimônia oficial.
 
As obras de melhorias seguem em ritmo acelerado. Elas são realizadas também nas USF’s do Nova Aliança, Ficam II e Areias, que deve ser a próxima a ser entregue à população. Além dessas, estão com intervenções em andamento, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Vilas de Abrantes, a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da orla e a sede do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
 
O ato de entrega foi acompanhado pelo vice-prefeito, José Tude, além de secretários e vereadores municipais.
 

Por:André F. Damasceno

Deixe uma resposta