Projeto “Social Itinerante” vai à comunidade de Mangabeira

A comunidade de Mangabeira recebeu, na última terça- feira (12),  o projeto Social Itinerante que tem por finalidade mapear famílias em situação de vulnerabilidade social no município. O projeto é uma iniciativa da prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SEDAS), em parceria com a Secretaria de Saúde (SESAU) e contam com o trabalho de assistentes sociais, enfermeiras, dentistas e uma médica que visitam as residências fazendo o diagnostico social das famílias.

Entre as pessoas que receberam a visita da equipe estava Valdemário da Soledade, que mora com 2 filhas, a esposa e cuida do vizinho que sofre com problema de visão e mora sozinho. O que os dois tem em comum é falta de moradia digna, pouca alimentação  e que matam a sede e tomam banho com uma água de cisterna sem nenhum tratamento. Diante desta realidade e de muitas outras visualizadas pela equipe, será feito um relatório da situação de saúde, necessidades das famílias e encaminhar para atendimento  por programas sociais que vão amenizar o sofrimento destas pessoas.

Mangabeira foi a primeira das 23 localidades que receberão a força tarefa da prefeitura para fazer o relatório social das famílias. De acordo com a Secretária da SEDAS, Joelma Aneide, a secretaria não dispões de nenhum relatório destas famílias, por isso a necessidade de fazer a pesquisa de campo e o mapeamento.  “Nestas localidades de difícil acesso tem pessoas sem condições de ir à sede em busca de programas e projetos, por falta de dinheiro e até mesmo condições físicas para se locomover”, explica Joelma.

Deixe uma resposta

MySQL query error