Moradores de Vila de Abrantes ganham novo PA

A Avenida São Bento, no centro de Vila de Abrantes, é o mais novo endereço do Pronto Atendimento (PA) Dr. Artur Sampaio, inaugurado na manhã desta sexta-feira (21/9). Um prédio de três andares foi adaptado para a realização de atendimentos de urgência e emergência, tanto dos moradores do distrito, quando de localidades próximas.

Contando com mais de 15 salas, divididas entre observação infantil, posto de enfermagem, consultórios médicos, de observação tanto feminina quanto masculina, acolhimento, farmácia, dentre outros, o PA tem capacidade para receber cerca de 200 atendimentos diários e 24h. A equipe é composta por dois médicos, um enfermeiro, quatro técnicos de enfermagem, recepcionista e auxiliar de serviços gerais, além de seguranças.

A unidade fará o acolhimento e atendimento de urgência clínica, traumática, obstétrica, pediátrica e psiquiátrica, seguindo o novo modelo de saúde preventiva da administração. “Estamos equipando as USFs para só chegarem até o PA os atendimentos que realmente precisam de uma atenção maior. Aos poucos, a saúde do nosso município e em especial a de Abrantes está sendo transformada, com a participação determinante da população, que opinou e escolheu o que era melhor pra ela”, pontuou o prefeito Elinaldo Araújo.

O atendimento no antigo Pronto Atendimento foi suspenso em maio desse ano, após o desabamento da laje. O desafio de, no menor tempo possível, retornar com o atendimento de urgência/emergência no distrito foi pautado pelo secretário de Saúde, Dr. Elias Natan. “Entendemos que para avançar na saúde só com a colaboração e empenho de todos. E quando suspendemos o serviço, estávamos pensando na segurança da população e dos servidores. Trazemos agora uma estrutura maior, um equipamento moderno, onde ampliamos a equipe, desde vigilantes a médicos”.

Moradora de Abrantes há mais de 30 anos, a dona de casa Ilza Franco trouxe o filho pra conhecer o novo PA e disse estar aliviada com a entrega da unidade. “Achei ela ótima, estávamos mesmo precisando. Agora não vamos mais ter que ir para outros municípios para receber atendimento”, exaltou.

Homenagens

O PA recebeu o nome do saudoso Dr. Artur Sampaio, servidor da Prefeitura de Camaçari, lotado na Secretaria de Saúde (Sesau), que faleceu na madrugada do último domingo (16), quando sofreu um mal súbito durante um plantão.

Servidor efetivo, Dr. Artur era coordenador da Rede de Urgência e Emergência da Sesau. Durante a cerimônia de inauguração, que contou com a presença de familiares, como a esposa, Vanessa Matos, e a mãe, Vera Sampaio, o subsecretário de Saúde, Dr. Duplat leu a biografia do médico, comovendo o público com relatos da história de dedicação a profissão, humildade e carinho com os pacientes, além de pai e marido exemplar.

Durante o discurso do chefe do executivo, a atuação profissional e personalidade do Dr. Artur foram mais uma vez relembradas. “De todas as qualidades que ele tinha, a mais forte era o acolhimento. Tinha um carinho especial no jeito de tratar as pessoas, era um humano incrível”, destacou o prefeito Elinaldo Araújo em seu discurso, finalizando a cerimônia.

Foto: Thiago Canuto

Deixe uma resposta