Feira Março Mulher leva saúde e cidadania para Cidade Baixa

A 2ª edição da Feira Março Mulher, promovida pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), leva serviços gratuitos de saúde e cidadania para o Largo de Roma, em Salvador, neste sábado (10). Uma parceria entre a VSBA e a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) proporciona a presença de unidades móveis de saúde para realização de exames nas áreas de ginecologia, odontologia e oftalmologia, preventivo ginecológico, entre outros atendimentos e serviços médicos. 

Para ter acesso, as mulheres interessadas devem estar munidas de documento de identidade, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência. Este ano, a feira oferece mais opções de atendimento. “A gente está muito feliz. Está muito mais organizada que na primeira edição. Todo mundo que está aqui vai ser atendido”, afirmou a diretora da VSBA, Linda Cristina.

De acordo com a organização, a meta é de que 10 mil pessoas sejam atendidas. Devido à grande procura, a feira terá mais dois dias. Neste sábado (10), serão realizados 3 mil atendimentos. As pessoas que entrarem na fila, mas não conseguirem o serviço desejado, poderão se cadastrar para serem atendidas no domingo (11) e na segunda (12), quando a feira receberá somente mulheres que passaram pela triagem. 

Umas das primeiras atendidas foi a técnica de enfermagem Gilmara Santos, que esteve na primeira edição e voltou este ano para fazer exames oftalmológicos. “Estou gostando muito do atendimento. Está bem melhor que no ano passado. Está mais organizado. Eu vim renovar os óculos porque já tem dois anos que eu não vou ao oftalmologista”, declarou Gilmara.

Cidadania e lazer

Além da emissão do RG, duas unidades móveis do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) disponibilizam carteiras de trabalho (CTPS), CPF e cadastro no sistema de emprego por meio do Sinebahia. Enquanto as mães são atendidas, as crianças participam de atividades recreativas e artísticas.

Repórter: Lina Magalí

Deixe uma resposta