Alunos da Escola Municipal Nossa Esperança fazem evento em alusão ao Dia da Consciência Negra

O mês da Consciência Negra foi lembrado na Escola Municipal Nossa Esperança, em Pitanga de Palmares, nesta quinta-feira (30), com várias atividades pedagógicas.  O objetivo foi mostrar as ações desenvolvidas durante o mês de novembro.  O evento contou com o apoio da Prefeitura de Simões Filho, através da Secretaria de Educação (Semed).
 
A diretora da unidade escolar, Gilcelia Chaves, explicou que o encontro é um momento intercultural onde prevalecem aspectos dos povos negro e indígena. 
 
“É salutar e de extrema importância a escola falar sobre o mosaico cultural no Brasil, em especial da população e cultura negra, pois em pleno século XXI são segregados e sofrem com o preconceito. Precisamos assumir nossa responsabilidade nesse processo e mostrar para as crianças que elas serão adultas, que podem fazer a diferença”, esclarece Chaves.
 
De acordo com o secretário de Educação, Manoelito Damasceno, este é um momento de festejar o empoderamento negro. “Estamos nas ruas com a caminhada da consciência negra junto com as escolas municipais para levar uma conscientização aos estudantes e à população da importância e valorização do povo afro-brasileiro”, disse.
 
A aluna Monique Silva parabenizou a iniciativa. “É bem bacana a ideia, a caminhada é uma forma de valorização e respeito com negros e o mundo só vai melhorar quando o preconceito der lugar ao respeito e a igualdade”, comentou a jovem.
 

 

Ascom – Núcleo de Imprensa

Deixe uma resposta