Prefeitura promove jogos amadores de baleado no período das férias

Pensando em promover momentos de lazer para adultos, jovens e adolescentes da cidade, a Prefeitura de Simões Filho, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), promove jogos de baleado amador, no Ginásio de Esportes, localizado na Avenida Elmo Serejo Farias, todas as terças e quintas, às 16h. A brincadeira será iniciada nesta quinta-feira (11).
 
O baleado deixou de ser apenas jogo e passou a ser esporte. Chegou com força total no final de 2017 e agora segue com cada vez mais adeptos,  principalmente entre as mulheres. 
 
Para Sirliane Ribeiro, secretária da pasta, o objetivo é impulsionar e disseminar a prática do esporte de forma geral no município. “A finalidade é levar a prática esportiva como elemento de integração e contribuir na qualidade de vida.”
 
No jogo são estabelecidos 10 participantes, varia conforme as convenções locais, as regras não são muito rígidas, porém o objetivo é o mesmo: eliminar a equipe oposta. As aptidões desenvolvidas são movimento, destreza, domínio e cooperação. O grupo vencedor será aquele que fizer o maior número de prisioneiros dentro de um tempo preestabelecido, ou então, aquele que aprisionar todos os jogadores adversários.
 
O Baleado também pode ser conhecido por outras denominações, como: Barra Bola; Bola Queimada; Cemitério; Mata-mata; Mata-soldado; Queimado; Caçador no Paraná e no Rio Grande do Sul; Carimba no Ceará.
 
 
Por:Ascom – Núcleo de Imprensa

Deixe uma resposta