Usuários do SAC podem emitir boleto para RG de forma antecipada

Foto: Elói Corrêa/SECOM

A Rede SAC oferece mais uma comodidade para quem precisa solicitar a carteira de identidade (registro geral – RG). Disponível para toda a população baiana, o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) agora pode ser obtido diretamente no Portal SAC – tanto pelo banner na página principal do site, como na área para agendamento de serviços. O documentário é necessário para o pagamento do serviço.

O uso da funcionalidade é válido para 32 postos da rede, situados na capital e interior, bem como para os 29 Pontos SAC e as três unidades móveis. Os postos do Comércio e de Pernambués, ambos em Salvador, possuem gratuidade para a emissão de RG, sendo os únicos que dispensam o recolhimento do DAE. Desde a inauguração do serviço, em janeiro de 2018, já foram emitidas quase seis mil guias de recolhimento para pagamento antecipado em todo o estado.
Para realizar a emissão do DAE a partir do banner, o usuário deve clicar no banner ao lado esquerdo do portal e preencher os dados solicitados, entre eles nome completo, CPF e endereço, escolhendo a opção do serviço: segunda via da carteira de identidade, retificação do documento, mudança de estado civil ou emissão de RG para brasileiro naturalizado.
A emissão do DAE durante o agendamento é ainda mais simples, pois o documento fica disponível logo após a conclusão do agendamento, desde que também tenha sido feito no Portal SAC. Uma vez recolhido o valor do DAE, o boleto e o comprovante de pagamento devem ser impressos e apresentados no momento do atendimento, seja ele realizado por agendamento ou por demanda, o que tornará mais ágil o procedimento para confecção do RG.
Antes, havia apenas a possibilidade da emissão do DAE durante o atendimento na própria Rede SAC, sendo necessário o pagamento na agência Mais BB, localizada dentro dos postos, para que a solicitação do documento fosse concluída.
E-governança
De acordo com o secretário da Administração, Edelvino Góes, o projeto está em consonância com as diretrizes de e-governança do Estado. “O uso de ferramentas e tecnologias da informação eletrônicas auxilia na desburocratização e na agilidade da máquina pública, otimizando o relacionamento da administração estadual com o cidadão baiano”, afirma.
Para outras informações sobre serviços prestados pela Rede SAC e horários de atendimento de suas unidades, a Secretaria da Administração do Estado (Saeb) disponibiliza o aplicativo SAC Mobile, o Portal SAC e a central telefônica de atendimento, por meio do 0800 071 5353 (telefone fixo) e 4020 5353 (telefone móvel).
Fonte: Ascom/Saeb

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