Prefeitura realiza III Conferência da Educação

A prefeitura de Candeias, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SEDUC), realizou nesta sexta-feira (22), a III Conferência Municipal de educação, com o tema: A consciência do Sistema Nacional de Educação – SNE e o Plano Nacional de Educação – PNE: monitoramento, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica. O evento ocorreu na Escola Professor Dásio, das 9h às 17h.

 O fórum iniciou com a entoação do Hino Nacional e em seguida contou com a participação da Filarmônica Lira Candeense que contagiou os presentes com o instrumental da canção Eu Navegarei, entre outras que ajudaram a inspirar os presentes. O evento explanou temas de extrema importância para construção de uma educação de qualidade, tais quais: Qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais; gestão democrática com a participação popular e controle social, entre outros.

 A conferência foi aberta oficialmente com o pronunciamento do Secretário Jair Cardoso, que destacou que os professores, são professores por vocação, por escolher elevar a cidadania através da educação e salientou que este é o momento de reunir para discutir as melhorias que querem para a educação. “O que fazer para dar encanto aos jovens para o ato de aprender? Esse é o espaço do debate. Sabemos das mazelas encontradas, mais o que propomos para melhorar cada vez mais?”, questionou Jair.

O objetivo da conferência é propiciar um espaço de debates, respeitando a temática do documento referência e seus eixos, com o intuito de monitorar, avaliar a implementação do Plano Municipal de Educação – PME, no que diz respeito aos avanços e desafios, em busca de consolidar e estruturar o Sistema Nacional de Educação – SNE.

A Presidente do fórum municipal de educação e professora, há 22 anos, Cláudia Pimentel destacou a importância de propiciar o espaço de debate. “Esse é o espaço para avaliar as metas e estratégias utilizadas no município”, pontuou Cláudia.

Para a Diretora da Escola Professor Dásio, Rosana Vilas Boas, é de suma importância do evento para o aperfeiçoamento e qualidade da educação. “Este evento é de suma importância para o suporte pedagógico e alcance do avanço que a educação precisa”, explicou Rosana.                                                                                                 
O dia foi bastante produtivo, onde os participantes divididos em vários grupos de trabalho refletiram e definiram as diversas estratégias para as metas do Plano Municipal de Educação. De acordo com o Prefeito, Pitagoras Ibiapina, a conferência é um momento ímpar para que os profissionais de educação e representantes da sociedade civil repensem o futuro da educação de Candeias.

A conferência contou com a presença do Secretário de Educação, Jair Cardoso, Subsecretário Joseval da Silva, de professores das redes municipal, gestores escolares, conselhos, dentre outros.

Foto:Abdias Alves

Deixe uma resposta