Marta Suplicy comemora criação de unidades de preservação ambiental

Em discurso no Plenário, nesta terça-feira (5), a senadora Marta Suplicy (MDB-SP) comemorou os decretos assinados hoje pelo presidente da República, Michel Temer, que criam o Refúgio de Vida Silvestre da Ararinha Azul, a Área de Proteção Ambiental da Ararinha Azul e a Reserva Extrativista Baixo Rio Branco-Jauaperi. Ela lembrou que 5 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente.

O refúgio e a área de proteção ambiental da Ararinha Azul somam 120 mil hectares de áreas protegidas nos municípios de Juazeiro e Curaçá, no estado da Bahia. A senadora informou que as áreas vão ser usadas para reintegração do animal na natureza.

– As unidades foram concebidas dentro de um modelo que busca criar melhores condições de vida para a população local. A ideia é envolver os moradores na implementação das unidades de conservação, tornando-os parceiros na proteção do habitat da ararinha azul – disse a senadora.

Já a reserva extrativista compreende 580 mil hectares de floresta nos municípios de Rorainópolis, em Roraima, e Novo Airão, no estado do Amazonas. De acordo com a senadora, a reserva será benéfica para proteger os modos de vida de populações tradicionais, como ribeirinhos, pescadores artesanais e extrativistas.

– Essas unidades de conservação protegem uma rica biodiversidade, incluem espécies marinhas, aves ameaçadas de extinção, aves migratórias, áreas de lagos, importantes manguezais. Além disso, as novas reservas beneficiarão mais de 13 mil famílias de pescadores artesanais e também de agricultores familiares – afirmou.

Agência Senado 

Foto:Roque de Sá/Agência Senado

Deixe uma resposta