Cipe/Chapada celebra um ano de funcionamento com resultados positivos

A Companhia Independente de Policiamento Especializado da Chapada Diamantina (Cipe/Chapada) celebrou, na terça-feira (2), o primeiro ano de atividade. A unidade – criada para reforçar a segurança no interior do estado e combater quadrilhas especializadas em tráfico de drogas e roubo a bancos – tem apresentado como resultados a prisão de grupos criminosos, o combate ao plantio e comercialização de drogas e ampliação da sensação de segurança para a população de diversos municípios. 
 
Com sede em Ruy Barbosa, no centro norte da Bahia, a Cipe/Chapada conseguiu barrar as investidas contra unidades financeiras (agências bancárias, carros-fortes, terminais de autoatendimento e outros) nos últimos meses, no território composto por 41 cidades. “Estamos há mais de 140 dias sem registro de roubos a bancos”, afirma o comandante da Cipe/Chapada, major PM Ricardo Passos. 
 
Para fazer parte dessas companhias especializadas, o policial passa por um processo seletivo que avalia seu preparo físico, emocional, ético e psicológico. Todos os 98 PMs que atuam na Cipe/Chapada foram exaustivamente treinados para suportar privações e situações de clima extremo. “Já ficamos cerca de três dias na mata em busca de criminosos”, exemplifica o comandante.
 
Além de proteção, os policiais dessa companhia se engajam em causas sociais. Em abril, eles entregaram doações (alimentos, roupas, água, entre outros materiais) para moradores de Lajedinho, que haviam perdido bens nas fortes chuvas.
 
Fonte: Ascom/SSP

Deixe uma resposta