Candeias: Programa alimentar beneficia famílias de baixa renda

Agricultores familiares do município de Candeias, na Região Metropolitana a 49 km de Salvador, puderam efetuar a primeira venda ao Programa Estadual de Aquisição de Alimentos – PAA, que aconteceu no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Candeias- STTR, no Bairro do Sarandi. A pesagem dos alimentos foi feita por representantes da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social – SJDHDS e acompanhada atentamente pela secretária de Desenvolvimento e Assistência Social, Joelma Aneide, pelo secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Toni Gleidson, pela coordenadora do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF) na Região Metropolitana, Marinês Santos e pela coordenadora municipal do PAA, Edmaria Bispo. Uma tonelada de alimentos foi entregue às famílias.
Toni Gleidson falou que a vinda deste programa para Candeias vai ajudar muito os agricultores familiares. “Nós estamos entre os seis municípios contemplados com o PAA e isso é motivo de muita alegria. A nossa funcionária Edmaria abraçou este projeto e está coordenando com excelência e fazendo o programa acontecer”, pontuou Toni.
Para o agricultor do Assentamento União, Nilton Silva, conhecido como coroa, o programa é muito importante para os agricultores, pois com esta iniciativa agora os produtores terão para quem vender os seus produtos e até diversificar a produção. “É a primeira vez que nós, agricultores do assentamento, estamos participando de um programa como esse. Agora podemos produzir sem medo de perder a mercadoria”, comemorou Coroa.
A agricultora, Teobalda Santos, disse que esses projetos ajudam muito o pequeno agricultor, pois possibilita que venda todo o cultivo. “São mais de seis mil reais de produto e com esse valor sabemos que podemos produzir sem medo de perder os produtos”, comentou Teobalda.
De acordo com Joelma Aneide, antes de receber os produtos, as famílias já estavam comemorando. “Agora o dinheiro que usavam para comprar estes alimentos vão servir para pagar uma conta de luz ou água “, disse Joelma.
Completando o ciclo do projeto, que é a doação destes alimentos para família em situação de vulnerabilidade social, no final da tarde o prefeito Dr. Pitagoras Ibiapina, juntamente com a primeira-dama do município, Soraia Cabral, a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Joelma Aneide, a coordenadora municipal do projeto, Edmaria Bispo, o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Tiago da Boa Morte, e a equipe da Sedas foram ao Cras do Bairro do Malembá para entregar os gêneros alimentícios.
Para o prefeito Pitagoras destacou a importância deste programa para os agricultores familiares e também para as famílias que recebem estes alimentos. “Agradecemos ao governo do estado por mais essa parceria com Candeias, por sempre olhar por nosso povo. O governo está comprando os produtos dos nossos agricultores e doando para as famílias em vulnerabilidade social do nosso município, isso é maravilhoso”, destacou Pitagoras.
A alegria tomou conta de todos os presentes, pois a partir de agora a mesa de centenas de candeenses ficarão mais coloridas, com alimentação saudável e nutritiva. Em 2019, devem ser cadastrados mais agricultores e serão inseridos também no PAA marisqueiras e pescadores do município. Vale ressaltar que para fazer parte do projeto é necessário ter a DAP.

Deixe uma resposta